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VOIP? você sabe do que se trata?

Quando falamos em VOIP, estamos nos referindo a transmissão de dados de voz por meio de dados digitais. Estando presente atualmente em muitos aplicativos como o WhatsApp, por exemplo. O VOIP vai além das atividades individuais e pode ser utilizado e beneficiar suas atividades empresariais, pois para empresas que necessitam de realizar muitas ligações no dia, uma excelente qualidade de voz é mais que necessária.

VOIP: BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA

As vantagens de se ter uma tecnologia VOIP são:

  • Redução de custos, que pode chegar à 70% do valor;
  • Ligações entre filiais com rede IP são gratuitas;
  • Mobilidade, porque pode atender a sua empresa à partir de qualquer celular ou telefone, desde que haja acesso à internet;
  • Flexibilidade para expansão da rede;
  • Possibilidade de gravar chamadas, entre outras.

VOIP: MALEFÍCIOS DA TECNOLOGIA

Ao nosso ver, a única desvantagem se refere ao acesso à internet. Pois, é importante que o serviço de internet seja bom, fornecendo assim, a estabilidade necessária a ligação.

FATORES QUE INFLUENCIAM A PERFOMANCE DESSA TECNOLOGIA

Nesse tópico, irem citar quais são os principais problemas ao se usar o VOIP:

  • Chiado;
  • Eco e atraso no aúdio (“delay”);
  • Interrupção de chamadas;
  • Não ser possível realizar ligações;
  • Ligações sem som;
  • Ligações direcionadas à caixa postal.

COMO RESOLVER ESSES PROBLEMAS

O Objetivo deste post não é só citar os problemas e pronto. Mas, te ajudar a solucionar essas questões. Por isso, vamos trabalhar cada ponto para assim termos o melhor esclarecimento possível desse assunto.

Chiado, nesse primeiro, os áudios são cortados ou tem ruídos entre as vozes, o que atrapalha a comunicação. Essa interferência pode ser causada por ondas eletromagnéticas, aparelhos danificados ou banda larga insuficiente. Nesse caso, verifique os cabos, se estão danificados; afaste outros equipamentos eletrônicos dos aparelhos VOIP e teste a velocidade da sua internet.

Sobre o Eco e o famoso “delay”, eles são causados por latência ou atraso no headset (Fones de ouvido) ou nos equipamentos. É importante nesse caso, verificar se está tudo conectado de forma correta e se os softwares estão atualizados. Você pode também, desconectar e conectar em seguida o seu telefone, assim ocorre uma ressincronização com a internet. Se você usa headsets por bluetooth, teste usar um tipo convencional, os sem fios podem apresentar alguns atrasos. E claro, não esqueça de testar sua conexão com internet.

Agora vamos falar sobre as interrupções nas ligações. Quem nunca ficou bravo com isso, atire a primeira pedra! As ligações caem quando não há atualização do firmware (Instruções operacionais programadas no hardware) por problemas no UDP (User Datagram Protocol ou protocolo da camada de transporte). Nessa situação, deve-se atualizar o firmware dos aparelhos, ajustando assim, as configurações UDP do roteador ou utilizar o protocolo TCP (Transmission Control Protocol ou Protocolo de Controle de Transmissão).

Sabe quando não é possível realizar chamadas? Números extensos ou até um x aparecem na tela do seu telefone? Pode ser que esteja usando 02 roteadores. Nesse caso, evite usar dois, pois isso atrapalha o fluxo dos dados digitais. Outra coisa que você pode fazer é conectar seus telefones a uma VLAN (Rede Virtual Local).

E quando a ligação completa, mas não tem som? Há uma grande chance de ser o firewall ( determina quais programas do seu computador podem ter acesso ao link de internet ou não). Para resolver, precisa abrir algumas portas do firewall.

Ligações caindo na caixa postal? Talvez seu celular esteja configurando no “não perturbe”. Já verificou isso? É importante ver se todos os aparelhos estão registrados na operadora corretamente.